domingo, 12 de setembro de 2010

ESCOLHA E JUSTIFICATIVA DO TCC

ESCOLHA E JUSTIFICATIVA DO TCC

Partindo da pergunta “O que posso fazer como educador para que as mídias auxiliem no processo do ensino-aprendizagem?” E pegando como tema o “Uso pedagógico de mídias na escola: práticas inovadoras”, justifico tal escolha começando pela seguinte afirmação e/ou citação:
O computador representa uma transformação no modo de pensar e educar. A idéia de fazer um mundo de produção de programas, certamente representa uma nova qualidade de educação que ao lado de outros objetivos e ao lado do desenvolvimento de outras habilidades constituem o todo da educação. A formação de estruturas cognitivas, desencadeadas e organizadas pelo uso papertiano do computador, não pode ser o objeto último nem o único do trabalho do educador embora seja dos mais importantes. (Almeida:1987, 98)

Isso nos faz crer que o uso das mídias, principalmente o computador é algo real e contundente na vida de todos os envolvidos com a Educação, portanto, precisamos nos inserir nesse processo para termos sucesso no campo profissional.
Sabemos o quanto é difícil esse envolvimento, mas, as palavras de (Tajra:2001,127) incentivam a buscar essa transformação em nossas vidas:

O aprender é um processo de mudança continua; o individuo é um sujeito inacabado que está sempre aprendendo e se transformando. A sua transformação deve ir além de suas alterações internas, mas transcender externamente. Se o individuo consegue transformar, significa que ele conseguiu aprender e formulou um novo conhecimento a partir de suas interconexões biológicas, psicológicas e históricas, sociais e culturais. (Tajra:2001,127)


Sendo assim, passo a acreditar que estudando mais o assunto eu possa me formar melhor como pessoa e profissional, passando a ter maior capacidade para atuar de forma crítica, reflexiva, criativa e ética na perspectiva de enfrentamento dos problemas da sociedade. Acredito que o uso das mídias me forneça subsídios técnicos e formais para colocar em prática essa missão que é aprender, buscar, sonhar e fazer um mundo melhor. Sei das dificuldades que enfrentei e que ainda enfrentarei nessa caminhada, mas a partir do relato de experiências vividas nesse curto espaço de tempo, posso afirmar que apesar da falta de comprometimento da escola, da falta de preparo dos educadores, das falsas promessas de gestores... é pertinente a alegria, a auto-estima e a realização profissional que o uso das mídias proporcionam em nossa vida sob todos os aspectos envolventes.
Portanto, é importante que sigamos nessa formação para que possamos através da pesquisa e do trabalho realizado, colaborar para que a Educação se torne realmente de qualidade.
É preciso estar confiantes na mudança, pois, conforme nos afirma Moran: A participação dos professores é desigual. Alguns se dedicam a dominar a Internet, a acompanhar e supervisionar os projetos. Outros, às vezes por estar sobrecarregados, acompanham à distância o que os alunos fazem, e vão ficando para trás no domínio das ferramentas da Internet. Esses professores terminam pedindo aos alunos as informações essenciais. Em avaliações dos projetos educacionais que utilizam a Internet há queixas de que muitos professores vão deixando de estar atentos aos projetos dos alunos, que não se atualizam, não mexem no computador e empregam mal o tempo de aula e de pesquisa.
Professores e alunos se relacionam com a Internet como se relacionam com todas as outras tecnologias. Se são curiosos, descobrem inúmeras novidades nela como em outras mídias. Se são acomodados, só falam dos problemas da lentidão, das dificuldades de conexão, do lixo inútil, de que nada muda.
Portanto, acredito ainda que nós educadores temos a força e vida própria como as águas de um rio que correm rumo ao desconhecido, e quanto mais mergulhamos nesse rio, maiores são os mistérios contidos em suas profundezas... se planejarmos o mergulho, valiosos serão os tesouros que traremos ao final do percurso.


quarta-feira, 8 de setembro de 2010

PSD – PESQUISA E SABER DOCENTE

TIPO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO / PESQUISA

Textos de Stella Segenheich:


Fiquei fascinado com a leitura realizada, pois os textos são claros e objetivos, além de serem importantíssimos para o desenvolvimento do trabalho final. Sei que temos muito a discutir, mas já senti uma atração maior pela PESQUISA – AÇÃO:

Barbier3 parte da seguinte definição estabelecida em um colóquio realizado na França, em 1986, e registrada por um de seus participantes: “trata-se de pesquisas nas quais há uma ação deliberada de transformação da realidade; pesquisas que possuem um duplo objetivo: transformar a realidade e produzir conhecimentos relativos a essas transformações” (p.17)
Nas palavras de Barbier vejo que através desta pesquisa posso planejar pensando na realidade e na transformação que posso fazer fazer a partir dela.
Acredito que dentre os procedimentos científicos citados pela autora o procedimento de pesquisa Estudo de Caso/Pesquisa-Ação está mais próximo de minha experiência como profissional da educação.


Eu estou consciente do quanto ainda tenho que mudar, mas é nítida a transformação do meu saber a partir deste curso... também atribuo um tanto da sorte profissional que estou tendo esse ano a essa fase maravilhosa... sei que enfrentamos dificuldades no meio que trabalhamos, pois as promessas são em demasia e as ações são poucas, porém, notamos um crescimento significativo dos avanços tecnológicos na Educação. Na escola onde atuo tem 5 computadores improvisados num cantinho, que já são bem aproveitados, mas começaram a ampliação do prédio para a construção de uma sala de informática. Sendo assim, é evidente que será um meio precioso como auxílio do professor no processo do ensino-aprendizagem. Acredito que essas ações estão acontecendo em muitos lugares e o governo está se esforçando e liberando verbas para os professores comprar pc, porém, com o salário defasado tudo fica mais difícil, mesmo assim, sonho com melhores dias, quando a gente pegar um notebook, colocar na pasta e com internet e tudo partir para uma aula moderna e cheia de novos truques de aprendizagem, vai ser um barato, pois muitos professores de escolas particulares já agem assim, e alguns mais folgadinhos também tem esse prazer na escola pública.

Comentário sobre a intervenção da colega Clarice:


Estamos diante de inúmeras possibilidades educacionais com o uso das tecnologias e não vou me omitir em fazer partedo movimento que objetiva fazer esse uso da maneira mais pedagogicamente bem planejada possível!


Dentre os tipos de trabalho de conclusão de curso – TCC – apresentados no texto de Stella Segenheich:
ESTADO DA ARTE – Mapeamento bibliográfico para identificar o que já há pesquisado sobre um determinado tema.
PESQUISA DESCRITIVA – Focada em uma metodologia mais quantitativa busca registrar e observar um determinado fenômeno a partir do uso de abordagens com o uso de questionários e sem interferência do investigador sobre o objeto investigado.
ESTUDO DE CASO/PESQUISA-AÇÃO - Esta estratégia de pesquisa, de característica social, busca fomentar uma análise sobre a realidade onde o pesquisador esta envolvido. Desta forma a partir desta estratégia de pesquisa o pesquisador poderá apontar uma situação problema e buscar construir respostas que auxiliem na melhora do mesmo com o auxilio de fundamentação teórica. Dentro deste processo há interação entre o pesquisador e os sujeitos pesquisados. No que tange o processo de coletas de dados este processo ocorrerá em caráter metodológico quali/quantitativo.