domingo, 12 de setembro de 2010

ESCOLHA E JUSTIFICATIVA DO TCC

ESCOLHA E JUSTIFICATIVA DO TCC

Partindo da pergunta “O que posso fazer como educador para que as mídias auxiliem no processo do ensino-aprendizagem?” E pegando como tema o “Uso pedagógico de mídias na escola: práticas inovadoras”, justifico tal escolha começando pela seguinte afirmação e/ou citação:
O computador representa uma transformação no modo de pensar e educar. A idéia de fazer um mundo de produção de programas, certamente representa uma nova qualidade de educação que ao lado de outros objetivos e ao lado do desenvolvimento de outras habilidades constituem o todo da educação. A formação de estruturas cognitivas, desencadeadas e organizadas pelo uso papertiano do computador, não pode ser o objeto último nem o único do trabalho do educador embora seja dos mais importantes. (Almeida:1987, 98)

Isso nos faz crer que o uso das mídias, principalmente o computador é algo real e contundente na vida de todos os envolvidos com a Educação, portanto, precisamos nos inserir nesse processo para termos sucesso no campo profissional.
Sabemos o quanto é difícil esse envolvimento, mas, as palavras de (Tajra:2001,127) incentivam a buscar essa transformação em nossas vidas:

O aprender é um processo de mudança continua; o individuo é um sujeito inacabado que está sempre aprendendo e se transformando. A sua transformação deve ir além de suas alterações internas, mas transcender externamente. Se o individuo consegue transformar, significa que ele conseguiu aprender e formulou um novo conhecimento a partir de suas interconexões biológicas, psicológicas e históricas, sociais e culturais. (Tajra:2001,127)


Sendo assim, passo a acreditar que estudando mais o assunto eu possa me formar melhor como pessoa e profissional, passando a ter maior capacidade para atuar de forma crítica, reflexiva, criativa e ética na perspectiva de enfrentamento dos problemas da sociedade. Acredito que o uso das mídias me forneça subsídios técnicos e formais para colocar em prática essa missão que é aprender, buscar, sonhar e fazer um mundo melhor. Sei das dificuldades que enfrentei e que ainda enfrentarei nessa caminhada, mas a partir do relato de experiências vividas nesse curto espaço de tempo, posso afirmar que apesar da falta de comprometimento da escola, da falta de preparo dos educadores, das falsas promessas de gestores... é pertinente a alegria, a auto-estima e a realização profissional que o uso das mídias proporcionam em nossa vida sob todos os aspectos envolventes.
Portanto, é importante que sigamos nessa formação para que possamos através da pesquisa e do trabalho realizado, colaborar para que a Educação se torne realmente de qualidade.
É preciso estar confiantes na mudança, pois, conforme nos afirma Moran: A participação dos professores é desigual. Alguns se dedicam a dominar a Internet, a acompanhar e supervisionar os projetos. Outros, às vezes por estar sobrecarregados, acompanham à distância o que os alunos fazem, e vão ficando para trás no domínio das ferramentas da Internet. Esses professores terminam pedindo aos alunos as informações essenciais. Em avaliações dos projetos educacionais que utilizam a Internet há queixas de que muitos professores vão deixando de estar atentos aos projetos dos alunos, que não se atualizam, não mexem no computador e empregam mal o tempo de aula e de pesquisa.
Professores e alunos se relacionam com a Internet como se relacionam com todas as outras tecnologias. Se são curiosos, descobrem inúmeras novidades nela como em outras mídias. Se são acomodados, só falam dos problemas da lentidão, das dificuldades de conexão, do lixo inútil, de que nada muda.
Portanto, acredito ainda que nós educadores temos a força e vida própria como as águas de um rio que correm rumo ao desconhecido, e quanto mais mergulhamos nesse rio, maiores são os mistérios contidos em suas profundezas... se planejarmos o mergulho, valiosos serão os tesouros que traremos ao final do percurso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário