quarta-feira, 8 de setembro de 2010

PSD – PESQUISA E SABER DOCENTE

TIPO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO / PESQUISA

Textos de Stella Segenheich:


Fiquei fascinado com a leitura realizada, pois os textos são claros e objetivos, além de serem importantíssimos para o desenvolvimento do trabalho final. Sei que temos muito a discutir, mas já senti uma atração maior pela PESQUISA – AÇÃO:

Barbier3 parte da seguinte definição estabelecida em um colóquio realizado na França, em 1986, e registrada por um de seus participantes: “trata-se de pesquisas nas quais há uma ação deliberada de transformação da realidade; pesquisas que possuem um duplo objetivo: transformar a realidade e produzir conhecimentos relativos a essas transformações” (p.17)
Nas palavras de Barbier vejo que através desta pesquisa posso planejar pensando na realidade e na transformação que posso fazer fazer a partir dela.
Acredito que dentre os procedimentos científicos citados pela autora o procedimento de pesquisa Estudo de Caso/Pesquisa-Ação está mais próximo de minha experiência como profissional da educação.


Eu estou consciente do quanto ainda tenho que mudar, mas é nítida a transformação do meu saber a partir deste curso... também atribuo um tanto da sorte profissional que estou tendo esse ano a essa fase maravilhosa... sei que enfrentamos dificuldades no meio que trabalhamos, pois as promessas são em demasia e as ações são poucas, porém, notamos um crescimento significativo dos avanços tecnológicos na Educação. Na escola onde atuo tem 5 computadores improvisados num cantinho, que já são bem aproveitados, mas começaram a ampliação do prédio para a construção de uma sala de informática. Sendo assim, é evidente que será um meio precioso como auxílio do professor no processo do ensino-aprendizagem. Acredito que essas ações estão acontecendo em muitos lugares e o governo está se esforçando e liberando verbas para os professores comprar pc, porém, com o salário defasado tudo fica mais difícil, mesmo assim, sonho com melhores dias, quando a gente pegar um notebook, colocar na pasta e com internet e tudo partir para uma aula moderna e cheia de novos truques de aprendizagem, vai ser um barato, pois muitos professores de escolas particulares já agem assim, e alguns mais folgadinhos também tem esse prazer na escola pública.

Comentário sobre a intervenção da colega Clarice:


Estamos diante de inúmeras possibilidades educacionais com o uso das tecnologias e não vou me omitir em fazer partedo movimento que objetiva fazer esse uso da maneira mais pedagogicamente bem planejada possível!


Dentre os tipos de trabalho de conclusão de curso – TCC – apresentados no texto de Stella Segenheich:
ESTADO DA ARTE – Mapeamento bibliográfico para identificar o que já há pesquisado sobre um determinado tema.
PESQUISA DESCRITIVA – Focada em uma metodologia mais quantitativa busca registrar e observar um determinado fenômeno a partir do uso de abordagens com o uso de questionários e sem interferência do investigador sobre o objeto investigado.
ESTUDO DE CASO/PESQUISA-AÇÃO - Esta estratégia de pesquisa, de característica social, busca fomentar uma análise sobre a realidade onde o pesquisador esta envolvido. Desta forma a partir desta estratégia de pesquisa o pesquisador poderá apontar uma situação problema e buscar construir respostas que auxiliem na melhora do mesmo com o auxilio de fundamentação teórica. Dentro deste processo há interação entre o pesquisador e os sujeitos pesquisados. No que tange o processo de coletas de dados este processo ocorrerá em caráter metodológico quali/quantitativo.

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